Esta publicação constitui um marco divisório da evolução do ensino e aplicabilidade da fertilidade do solo no processo produtivo da agricultura brasileira.
Embora o nosso País ocupe um lugar de destaque no desenvolvimento de pesquisas envolvendo o manejo da fertilidade nos solos das regiões tropicais e na geração de tecnologias avançadas nessa área do conhecimento, com grande número de publicações de autores brasileiros, em geral, a abordagem era feita, na maioria dos casos, de forma
fragmentada. Isso obrigava o estudante, tanto de graduação como de pós-graduação, além de outros técnicos que fazem uso dessa área do conhecimento, a recorrer a várias publicações, se quisessem ter acesso a informações mais completas e abrangentes sobre o assunto.
O grande mérito deste livro, Fertilidade do Solo, que é parte da série de livros didáticos que está sendo publicada pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), é apresentar, em uma única publicação, o vasto conhecimento gerado nas últimas décadas neste segmento envolvendo os conceitos básicos, as técnicas de diagnose, as interpretações dos resultados dessa diagnose até os critérios adequados de recomendação de corretivos e fertilizantes para a correção dos possíveis problemas para as mais diversas condições de solos, climas e culturas brasileiras.
Abrangendo dezoito capítulos, elaborados por renomados professores e pesquisadores brasileiros, num total de 1017 páginas, este livro trata, no capítulo I, de uma descrição das inter-relações fertilidade do solo e produtividade agrícola, com ênfase em aspectos históricos de sua evolução no mundo e fatos marcantes no Brasil. Os capítulos II, III e IV envolvem uma discussão sobre fatores de crescimento das plantas, elementos requeridos à nutrição de plantas e relação solo-planta, que são princípios básicos indispensáveis para o conhecimento da fertilidade do solo no seu sentido mais amplo. Nos capítulos V a XI, são apresentados aspectos básicos e aplicados sobre acidez do solo e sua correção, matéria orgânica, nitrogênio, fósforo, potássio, enxofre e micronutrientes, que abrangem desde aspectos básicos para fixação dos conceitos até o uso e manejo correto de corretivos e fertilizantes. Os capítulos XII a XIV abordam a discussão sobre produção, características e propriedades dos fertilizantes, avaliação da fertilidade do solo, recomendação e manejo da adubação (modos de aplicação, localização e época), dentre outros tópicos. Os capítulos XV a XVIII abrangem a fertilidade do solo e seu manejo para condições bem específicas, envolvendo esses aspectos em sistema plantio direto, em solos afetados por sais e em áreas degradas, sistemas esses que, por suas peculiaridades, merecem tratamento especial. Finalmente, o capítulo XVIII trata da fertilidade e sustentabilidade da atividade agrícola, com ênfase para solos tropicais, naturalmente inférteis.
Temos certeza de que os conhecimentos contidos nesta publicação irão contribuir, de maneira marcante, para a consolidação do Brasil como grande potência mundial na produção de alimentos, agroenergia e outros produtos do campo, pelo aumento da produção e da produtividade agrícolas de forma mais econômica, sustentável e socialmente responsável.
Cabe destacar o grande esforço dos autores dos diversos capítulos e, em especial, o incansável trabalho de coordenação e editoração deste livro, equipe liderada pelo Professor Roberto Ferreira de Novais, da Universidade Federal de Viçosa, Editor Chefe da Revista Brasileira de Ciência do Solo, que, com abnegação, desprendimento e espírito crítico, conseguiu levar a bom termo esta obra de relevante importância para o contexto acadêmico e para o agronegócio brasileiro.

Alfredo Scheid Lopes
Engenheiro-Agrônomo, MS, PhD.
Professor Emérito da Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG.
Consultor Técnico da Associação Nacional para Difusão de Adubos, São Paulo, SP.

Especificações:

TítuloFertilidade do Solo
EditoresRoberto Ferreira Novais, Víctor Hugo Alvarez V., Nairam Félix de Barros, Renildes Lúcio F. Fontes, Reinaldo Bertola Cantarutti Júlio César Lima
EditoraSociedade Brasileira de Ciência do Solo
ISBN978-85-86504-08-2
Ano2007
IdiomaPortuguês
Páginas1017
ConteúdoI – FERTILIDADE DO SOLO E PRODUTIVIDADE AGRÍCOLA Alfredo Scheid Lopes & Luiz Roberto Guimarães Guilherme II – FATORES QUE INFLUENCIAM O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DAS PLANTAS Egon J. Meurer III – ELEMENTOS REQUERIDOS À NUTRIÇÃO DE PLANTAS Antonio Roque Dechen & Gilmar Ribeiro Nachtigall IV – RELAÇÃO SOLO-PLANTA Roberto Ferreira Novais & Jaime Wilson Vargas de Mello V – ACIDEZ DO SOLO E SUA CORREÇÃO Djalma Martinhão Gomes de Sousa, Leo Nobre de Miranda & Sebastião Alberto de Oliveira VI – MATÉRIA ORGÂNICA DO SOLO Ivo Ribeiro da Silva & Eduardo de Sá Mendonça VII – NITROGÊNIO Heitor Cantarella VIII – FÓSFORO Roberto Ferreira Novais, T. Jot Smyth & Flancer Novais Nunes IX – POTÁSSIO Paulo Roberto Ernani, Jaime Antônio de Almeida & Flávia Cristina dos Santos X – ENXOFRE Víctor Hugo Alvarez V., Renato Roscoe, Carlos Hissao Kurihara & Nilza de Fátima Pereira XI – MICRONUTRIENTES Cleide Aparecida de Abreu, Alfredo Scheid Lopes & Gláucia Cecília Gabrielli dos Santos XII – FERTILIZANTES José Carlos lcarde XIII – AVALIAÇÃO DA FERTILIDADE DO SOLO E RECOMENDAÇÃO DE FERTILIZANTES Reinaldo Bertola Cantarutti, Nairam Félix de Barros, Hermínia Emilia Prieto & Roberto Ferreira Novais XIV – MANEJO DA ADUBAÇÃO Carlos Alberto Ceretta, Leandro Souza da Silva & Aurélio Pavinato XV – FERTILIDADE DO SOLO E SEU MANEJO EM SISTEMA PLANTIO DIRETO Ibanor Anghinoni XVI – FERTILIDADE DO SOLO E SEU MANEJO EM SOLOS AFETADOS POR SAIS Maria Betânia Galvão dos Santos Freire & Fernando José Freire XVII – FERTILIDADE DO SOLO E SEU MANEJO EM ÁREAS DEGRADADAS Luiz Eduardo Dias, Avílio Antônio Franco & Eduardo Francia Carneiro Campello XVIII – FERTILIDADE DO SOLO E SUSTENTABILIDADE DA ATIVIDADE AGRÍCOLA Wenceslau J. Goedert & Sebastião Alberto de Oliveira
No tags for this post.