Prefácio
Após longa e ansiada espera, é publicado no Brasil o primeiro livro sobre Fundamentos de Micromorfologia de Solos, escrito em português e de autoria de dois micromorfólogos brasileiros. Todo um feito! Durante décadas de aplicação da técnica, pedólogos e outros usuários brasileiros que observam o solo em sua escala microscópica se ressentiam da falta de uma obra deste porte e com as características com as quais nos é apresentada.
O livro é dirigido principalmente aos estudantes e principiantes na pesquisa científica sobre solos, em particular sobre microestruturas diagnósticas de processos pedogenéticos e de comportamento e funcionamento de solos atuais e pretéritos. Em que pese existirem obras internacionais, sobretudo em língua inglesa, voltadas para esse objetivo, os autores trazem em todos os segmentos do livro a experiência própria e a de outros pesquisadores do Brasil que fazem uso da técnica em suas pesquisas. Todos os exemplos apresentados são de solos brasileiros.
Fundamentos de Micromorfologia está organizado em três partes: a Parte I – em que os autores apresentam o que é a Micromorfologia de Solos, como é melhor empregada, enfatizando que as observações microscópicas não prescindem das demais, inclusive da paisagem em que se encontra o solo, seu histórico no mundo ocidental e no Brasil, destacando o papel dos principais autores como Kubiena, Brewer, Fitzpatrick e Stoops, entre outros. Mostra também suas aplicações, cada vez maiores dentro e fora da Ciência do Solo. Eles a assumem como uma ferramenta ou técnica morfoanalítica, portanto da morfologia dos solos, feita na escala microscópica com auxílio de microscópio óptico petrográfico, sem prejuízo de enriquecê-la com análises complementares, como as de ultra e submicroscopia, além de análise de imagens. Na Parte II – os autores discorrem sobre as técnicas de coleta e preparação de amostras de solos para análise microscópica, com ênfase nos principais equipamentos em uso e nos protocolos de fabricação de blocos polidos para análise de imagens digitais, sobretudo de poros, e de lâminas delgadas para microscopia óptica. Finalmente, na Parte III são descritas as instruções básicas para identificação e descrição dos constituintes sólidos, distribuídos em duas frações, a grossa e a fina, e poros associados, dos arranjos entre si, configurando as pedofábricas e suas microestruturas, destacando os tipos já bastante conhecidos, bem como das feições pedológicas resultantes de processos pedogenéticos naturais, sejam eles pretéritos ou atuais, ou induzidos pelo uso e manejo dos solos.
A parceria dos autores na elaboração deste livro advém dos seus históricos de atuação na área. A Professora Selma Simões de Castro impulsionou a Micromorfologia de Solos na Pós-Graduação e Pesquisa no Departamento de Geografia da USP de 1990 a 1996 e no Departamento de Ciência do Solo da ESALQ/USP de 1986 a 1996. Desde os anos 1990 até a atualidade ministrou cursos e treinamentos de capacitação na técnica para o que organizou e publicou três apostilados, sendo 1 impresso em 1989, e 2 digitais, em 2002 e 2008. O professor Miguel Cooper deu prosseguimento às atividades da Profa. Selma na ESALQ/ USP e avançou mais ainda nas suas aplicações, incorporando-a em sua rotina de pesquisa, ensino e extensão, sobretudo em Física e em Manejo e Conservação do Solo. Com expressivo apoio e recursos da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior – CAPES, aplicados no Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas, da colaboração de parceiros via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, e das verbas da Universidade de São Paulo destinadas ao Departamento de Ciência do Solo da ESALQ-USP, os Professores Selma e Miguel transformaram, cada um em seu tempo, o antigo setor de impregnação e preparação de lâminas delgadas de solos que funcionava desde a década de 1970 de forma incipiente, no atual Laboratório de Micromorfologia de Solos (LABMICRO) na ESALQ/USP, o qual inclui também um setor de microscopia e de análise de imagens, hoje referência no Brasil e aberto a todos os usuários que dele precisarem. No LABMICRO o Prof. Miguel Cooper modernizou e consolidou o protocolo de preparação de lâminas delgadas e blocos polidos de solos e materiais aparentados, o qual foi aqui incorporado na Parte II, bem como avançou notavelmente nos trabalhos de análise de imagens da porosidade dos solos, tendo desenvolvido o SPIA – Soil Pore Image Analysis (Sistema de Análise de Imagens de Poros). Como se vê, trata-se de uma dupla de pesquisadores empenhada em que a Micromorfologia de Solos esteja ao alcance da comunidade científica do Brasil e que cada vez mais seja utilizada em suas aplicações.
O livro é um manual ou guia em português, no qual os autores integraram suas respectivas experiências de modo a transmitir o que aprenderam, aprendem e ensinam em Micromorfologia de Solos, numa uma linguagem simples e clara, própria de fundamentos. A Sociedade Brasileira de Ciência do Solo e a Pedologia brasileira agradecem!
Prof. Dr. Pablo Vidal-Torrado
Departamento de Ciência do Solo
ESALQ/USP
Especificação:
Livro | |
Editores | Selma Simões de Castro Miguel Cooper |
Editora | Sociedade Brasileira de Ciência do Solo |
Edição | 1ª Edição |
Páginas | 240 |