Eventos promovidos pelos Núcleos Regionais da SBCS

Paraná

O Núcleo Paranaense de Ciência do Solo da SBCS (NEPAR) promoveu, dias 17 e 18 de novembro, a 7ª Reunião Paranaense de Ciência do Solo. O evento foi organizado pelo Grupo de Solos da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO-PR com o tema “Alta produtividade aliada à conservação do solo”.

Noroeste

O Núcleo Noroeste da SBCS promoveu, de 17 a 20 de novembro, o evento “Solos e suas tecnologias para o desenvolvimento sustentável da Amazônia”, juntamente com a II Reunião de Ciência do Solo do Núcleo Noroeste que, por sua vez, teve como tema “O espaço rural no desenvolvimento da Amazônia no século 21”.

Os eventos apresentaram os desafios e as oportunidades associadas ao crescimento e expansão do uso da terra na região sul ocidental da Amazônia, com destaque para os estados do Acre e Rondônia, bem como os principais avanços alcançados no conhecimento dos solos e na gestão territorial desta região da Amazônia.

As palestras estão disponíveis no canal da SBCS no YouTube.

Amazônia Ocidental

O Núcleo Regional Amazônia Ocidental realizou, entre 6 e 10 de dezembro, o III Simpósio de Ciência do Solo da Amazônia Ocidental

O evento contou com a participação de pesquisadores nas áreas de Fertilidade , Microbiologia e Física do Solo, Manejo e Conservação do Solo e da Água e Gênese e Mineralogia do Solo

Núcleos Regionais têm novas diretorias

Alguns Núcleos Regionais da SBCS elegeram suas novas diretorias este ano. Confira abaixo os nomes dos diretores e vices e os links para consultar a lista completa das diretorias com mandatos para os períodos 2022/2023.

Núcleo Regional Noroeste: Eleição realizada em maioDiretora: Karina Thais Lima Burity (Faculdades Integradas Aparício Carvalho, Porto Velho). Vice-diretora: Elaine de Almeida Delarmelinda Honoré (Fundação Universidade Federal de Rondônia) 

Núcleo Regional Nordeste. Eleição realizada em novembro. Diretora: Maria Eugenia Ortiz Escobar (UFC, Fortaleza, CE).1° Vice-Diretora: Carolina Malala Martins Souza (UFERSA, Mossoró, RN). 

Núcleo Estadual Paraná: Eleição realizada em novembroDiretora Nilvania Aparecida de Mello (UTFPR/Pato Branco). 1ª Vice-diretora: Nerilde Favaretto (UFPR).

Núcleo Regional Centro-Oeste:  Eleição realizada em novembro. Diretor: Rilner Alves Flores (UFG/Goiânia) Vice-diretor: (Ademir Fontana Embrapa Solos – MS).

XXXVIII CBCS será realizado em 2023

O próximo Congresso Brasileiro de Ciência do Solo (CBCS) será realizado entre 30 de julho e 4 de agosto de 2023, em Florianópolis (SC), juntamente com o XXIII Congresso Latino-Americano de Ciência do Solo (CLACS). A decisão foi tomada durante a reunião do Conselho Diretor da SBCS, realizada dia 25 de junho e referendada pela Sociedade Latino-Americana de Ciência do Solo (SLCS) em reunião realizada no dia 19 de julho de 2021. O evento será presidido pela pesquisadora da Epagri/Ciram, Elisângela Benedet da Silva.

Os CBCSs são realizados a cada dois anos, em anos ímpares, mas a pandemia inviabilizou o evento em 2021. Segundo Elisângela Benedet, a Comissão Organizadora esteve monitorando os riscos da realização do evento desde o início da pandemia. “Chegamos a pensar em um evento totalmente online ou híbrido, ainda em 2021 ou 2022, mas o cenário da pandemia não melhorou e achamos mais sensato adiar para 2023 e realizá-lo de forma presencial, o que também ajuda a viabilizar financeiramente o evento. Ainda assim, necessitamos acompanhar constantemente a evolução da pandemia no Brasil e na América Latina, mas estamos confiantes que poderemos realizar o evento totalmente presencial”, disse Elisângela, que também é presidente da SLCS e vice-presidente da SBCS.
O Congresso terá como tema “América Latina e a boa governança de seus solos e biomas: possibilidade ou utopia?”, e será realizado no Resort Costão do Santinho.

Dia Mundial do Solo

Mais uma vez, a SBCS celebrou o Dia Mundial do Solo incentivando que todos os nossos sócios, Núcleos e Divisões promovessem eventos de divulgação científica, levando o tema para escolas e promovendo a conscientização sobre a importância dos solos e sua preservação. O tema de 2021, proposto pela ONU foi “Parar a salinização do solo para aumentar a sua produtividade”.  A salinização dos solos do Brasil também tema de uma live promovida pela SBCS, dia 7 de dezembro.

Lives sobre temas interessantes à ciência do solo

As dificuldades para realizar eventos presenciais, trazidas pela pandemia, não impediram a SBCS de estar atenta às demandas de promover o debate e a atualização de temas contemporâneos.

Desde o início da pandemia, a SBCS já promoveu oito lives de grande interesse para a ciência do solo. Todas com grande sucesso de público, com cerca de três mil espectadores cada uma. Além disso, elas ficam disponíveis no canal da SBCS do YouTube, facilitando o acesso de mais pessoas.

Neste segundo semestre de 2021, foram realizadas duas lives. Em novembro,  a live “Solos e Mudanças Climáticas”,  debateu um tema importantíssimo e atual para todos os que trabalham com ciências da terra. Em dezembro, a live abordou  o tema escolhido pela FAO para celebrar o Dia Mundial do Solo em 2021: “Parar a salinização do solo para aumentar sua produtividade. “

Veja estas e outras lives no canal da SBCS, no YouTube 

Lançamento de livro sobre Matrizes experimentais

Matrizes experimentais são procedimentos para a definição de tratamentos que permitam compatibilizar hipóteses, objetivos, materiais e métodos na utilização adequada da metodologia científica.

Neste livro, esses conhecimentos, de grande utilidade e aplicação na ciência, ganham o olhar experiente de um mestre: o professor Víctor Hugo Alvarez V., da Universidade Federal de Viçosa. Sua experiência de mais de 50 anos de pesquisas e docência permitiram a construção de um livro autoral para guiar novos pesquisadores na geração de conhecimentos científicos.

Além de procedimentos mais comuns, como os fatoriais, o autor nos apresenta outras matrizes menos conhecidas, mas com potencial de contribuir para a redução do número de unidades experimentais e tratamentos, sem perda de eficiência na avaliação estatística. São técnicas capazes também de reduzir tempo, custos e ampliar as possibilidades para a avaliação de respostas em experimentos de laboratórios, casas de vegetação ou de campo. A estatística, por detrás das matrizes experimentais, é desvendada com exemplos de aplicação na Ciência do Solo com análises das vantagens e desvantagens de cada opção apresentada.

SBCS promove Competição Nacional de Solos de forma virtual

Pela segunda vez consecutiva, o Grupo de Trabalho (GT) da SBCS para organização da Competição Nacional de Solos promoveu o evento de forma virtual, dando aos estudantes uma oportunidade de um aprendizado lúdico e interessante sobre avaliação e interpretação dos solos. Este ano participaram 56 competidores de 13 estados, contemplando todas as regiões do país.

O evento foi realizado entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro e foi organizado pelo GT formado por professores da UFSM, UFSC, UFRRJ, UFPel. A competição é feita nos moldes da “Soil Judging Contest”, promovida pela União Internacional de Ciência do Solo (IUSS) durante os congressos mundiais. As competições de solos no Brasil começaram em Santa Maria, em 2015, como parte das comemorações do Ano Internacional do Solo (ONU/FAO). Atualmente, faz parte do calendário da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo

Desde o ano passado, o GT criou uma dinâmica para que os estudantes inscritos fizessem um treinamento intensivo de reconhecimento e interpretação de dados de paisagem para depois, no último dia, fazerem parte da competição. Segundo o professor Fabrício Pedron (UFSM), este ano, 25 alunos participaram da etapa final de avaliação e interpretação de solos e de Quiz sobre o tema. O GT avalia que, mais uma vez, a competição online foi um sucesso e contribuiu muito para o processo formativo dos estudantes que andam carentes de aulas práticas por causa da pandemia.

Divulgação da ciência do solo para crianças e adolescentes

A participação do Brasil no concurso de livros infantis sobre solos afetados pela salinização promovido pela FAO/ONU, União Internacional de Ciência do Solo (IUSS) e a Parceria Global do Solo (GSP) é motivo de orgulho para a SBCS e para toda a comunidade de pesquisadores de solos do Brasil.

Os organizadores do evento receberam 27 propostas de livros de 14 países. O tema proposto para o desenvolvimento das histórias para crianças e adolescentes foi o mesmo que, este ano, celebra o Dia Mundial do Solo “Parar a salinização do solo para aumentar a sua produtividade”.

Confira os títulos e autores dos livros brasileiros selecionados

Earth’s Extraordinary Soil for All Living Organisms. Learning, thinking and acting! – Marcela Bianchessi da Cunha Santino

Get out of here, salinity, leave my soil alone – Adriana de Fátima and Rivaldo Vital

Solinho in the Caatinga. Halt soil salinization, Boost soil productivity – Antonio Azevedo.

The History of Rocky, the Soil – Bruna Vicente.

The fun soil profiles in: How to reduce soil salinization to increase productivity – Adriana Ribon e Marcos Gervasio Pereira.

Assim, como a FAO/ONU, a SBCS parabeniza e agradece a todos os que participaram deste importante projeto de divulgação científica da ciência do solo.

A SBCS agradece aos sócio(a)s em seus Núcleos Regionais e Estaduais, que colaboraram na organização de eventos e na divulgação da Ciência do Solo.

Aos nossos editores e revisores na RBCS, ao Conselho Diretor, e a toda a nossa equipe de apoio na sede da SBCS, por manterem a sociedade ativa em 2021, a nossa gratidão.

A todo(a)s os que ainda não fazem parte da SBCS, mas nos acompanham pelas mídias sociais, nosso abraço e nosso convite para que venham somar-se a nós.

Que 2022 seja um NOVO ano de encontros, abraços e de ESPERANÇAR.

Para existir, publicar e lutar pela ciência do solo no Brasil, a SBCS precisa de você. Associe-se

No tags for this post.