Aberta a temporada das lives da SBCS em 2021
Depois do sucesso das lives, promovidas ano passado, a SBCS abriu a temporada 2021 falando sobre Biologia do Solo. A live foi promovida pela Divisão 2 da SBCS no dia 13 de abril. A SBCS também está apoiando lives promovidas por Núcleos Regionais e sobre temas da ciência do solo através da divulgação em suas mídias. Nossas lives já têm milhares de visualizações e podem ser assistidas no nosso canal do YouTube.
SBCS e Embrapa apresentam proposta da Universidade PronaSolos
A presidente da SBCS, Lúcia Anjos (UFRRJ) tem participado, juntamente com a Embrapa, de reuniões virtuais para apresentação da proposta da Universidade PronaSolos para treinamento e capacitação em solos e temas correlatos. A capacitação em solos é um dos objetivos do Programa PronaSolos e será conduzida principalmente pela SBCS e por universidades brasileiras que possuem programas de pós-graduação em Solos e áreas correlatas em Ciências Agrárias com apoio de instituições parceiras.
Campanhas SBCS
A SBCS está sempre promovendo campanhas de sensibilização de sócios e amigos nas nossas mídias sociais. Neste quadrimestre, falamos sobre os desafios das meninas e mulheres na ciência, sobre a importância do Fundo Nacional de Desenvolvimento para a Ciência e Tecnologia (FNDCT), sobre a valorização da ciência contra o negacionismo, incentivamos a Divulgação Científica na celebração do Dia Mundial do Solo e incentivamos as normas de prevenção contra a covid-19. Quer saber mais, siga-nos no facebook, You Tube e instagram (sbcs.solos)
A Voz dos Invisíveis na Sociedade e na Academia foi tema do X Simpósio Brasileiro de Educação em Solos
O Núcleo Nordeste da SBCS promoveu, entre os dias 2 e 5 de março. O X Simpósio Brasileiro de Educação em Solos (SBES). O evento foi organizado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em parceria com o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). O Simpósio teve como tema central “A Voz dos Invisíveis na Sociedade e na Academia” e seu objetivo foi chamar a atenção da população para necessidade da preservação do solo, que “está no centro da vida no planeta”.
Quer saber mais sobre micorrizas arbusculares?
O livro, em formato e-book, representa uma fonte acessível de várias técnicas e procedimentos para o estudo das micorrizas arbusculares e indispensável para estudante de graduação, de pós-graduação, pesquisadores ou simplesmente apreciadores desta fantástica simbiose. O e-book foi lançado pelo Núcleo Regional Leste da SBCS e foi organizado pela equipe do Laboratório de Associações Micorrízicas (LAMIC-UFV), coordenado pela professora Maria Catarina Kasuya.
Núcleo Regional Nordeste promove o 1° Seminário Nordestino de Biologia do Solo
O Núcleo Regional Nordeste promoveu, nos dias 16 e 17 de abril, o 1° Seminário Nordestino de Biologia do Solo. O evento foi realizado pelo Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo da UFC como tema “Ecologia e Aplicações Biotecnológicas”. O Seminário foi totalmente online e gratuito, atraindo mais de 1400 inscritos de 13 países e mais de 40 instituições públicas e privadas. O evento fez parte das comemorações do Dia Nacional da Conservação do Solo, celebrado em 15 de abril. Saiba mais.
Núcleo Noroeste promove I Workshop de Cadeias de Produção Agroflorestal Prioritárias da Amazônia
O evento foi promovido entre os dias 26 e 30 de abril pelo Núcleo Regional Noroeste e reuniu 1.383 participantes, que puderam acompanhar uma intensa programação, composta por 66 atividades e 112 convidados para abordar as complexidades do uso das terras e das paisagens da Amazônia.
E acompanhe a programação do vento neste canal do YouTube.
Global Soil Biodiversity Initiative
A ciência do solo brasileira se destacou no evento promovido virtualmente pela FAO em parceria com o Global Soil Partnership (GSP) o Intergovernmental Technical Panel on Soils (ITPS), a Global Soil Biodiversity Initiative (GSBI) e a Science-Policy Interface of the United Nations Convention to Combat Desertification (SPI UNCCD), entre os dias 19 e 23 de abril. O evento teve como objetivo preencher lacunas críticas de conhecimento, identificar soluções escalonáveis para desafios globais por meio da maior biodiversidade do solo e promover discussão entre formuladores de políticas, produtores de alimentos, cientistas, profissionais e outras partes interessadas em soluções para viver em harmonia com a natureza.
Ciência do solo perde Itamar Andrioli
A ciência do solo recebeu, com muito pesar, a notícia do falecimento de Itamar Andrioli, professor do Departamento de Ciências da Produção Agrícola da UNESP-campus de Jaboticabal desde 1980. O falecimento ocorreu dia 10 de maio. Nascido em Ibitiúva-SP, Itamar Andrioli integrou uma importante geração de pedólogos brasileiros. Contribuiu para formação de mais de dois mil jovens cientistas de solo e gestores da nova geração espalhados pelo Brasil e pelo mundo.
No tags for this post.