A SBCS encerrou a semana em que se celebra o Dia Mundial do Solo de 2024 com uma ótima notícia de aproximação da ciência do solo com legisladores e políticos por iniciativa do Núcleo Paraná da SBCS (NEPAR).
Foi realizada, dia 3 de dezembro, a audiência pública “Cuidando do Futuro: A Relevância do Solo e da Água na Sustentabilidade”, realizada na Assembleia Legislativa do Paraná. O evento contou com a participação de pesquisadores de diversas instituições e autoridades, incluindo o secretário da Agricultura e do Abastecimento do estado, Natalino Avance de Souza. A audiência foi organizada pelo deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD)
“Não adiante só gerar tecnologias. É importante que as pessoas tenham conhecimento sobre o assunto”, disse o professor Marcelo Ricardo de Lima, do Departamento de Solos da UFPR. Ele chamou a atenção para a necessidade de investimentos em educação em solos, apresentando iniciativas que têm o objetivo de disseminar conhecimentos sobre a temática. Citou a importância de um material didático sobre solos voltado para o ensino médio e fundamental; da capacitação de professores; e para a criação de mecanismos que permitam estudantes e docentes ampliarem, constantemente, o conhecimento e a discussão sobre o assunto. A professora Letícia Pierri (PUC-PR), secretária do Nepar, falou sobre poluição de solos agrícolas e urbanos, destacou que “eles (os solos) são os reatores sensíveis da natureza”.
Já o pesquisador Gustavo Ribas Curcio, da Embrapa Florestas – Paraná, abordou a recarga e descarga hidrológica em solos agrícolas. Segundo ele, que defende a proteção dos recursos naturais, com a retirada da floresta, tivemos como consequências imediatas a perda de nascentes, da vazão dos rios, dos caudais fluviais.
Fonte e foto