Para celebrar o Dia Internacional da Mulher este ano, a SBCS promoveu uma live para debater temas importantes não apenas para as mulheres, mas para todas as pessoas que querem promover a equidade de gênero na ciência.

Confira, abaixo quem foram as nossas palestrantes.

A live pode ser assistidano canal da SBCS no YouTube

Engenheira agrônoma, com mestrado e doutorado em ciência do solo e advogada com especialização em filosofia, Nilvania Aparecida de Mello é professora do Curso de Agronomia da UTFPR (Pato Branco), e do PPG em Desenvolvimento Regional. Foi a presidente do Núcleo Estadual Paraná SBCS (2022 – 2023) e é coordenadora da Comissão 4 .3- História Epistemologia e Sociologia da Ciência do Solo da SBCS.

Atualmente coordena o grupo de Pesquisa SOCITEC (Sociedade, Ciência e Tecnologia) e atua nos temas Desenvolvimento Regional, Relações do Solo com a Sociedade, Educação em Solos e Educação Ambiental; Percepção Pública do Manejo e Conservação do Solo e Relações Étnicas no Uso e Ocupação do Solo.

Com formação e experiência interdisciplinar, Beatriz Wardzinski é Gestora Ambiental formada pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e doutora em Ciência do Solo (PPGCS/UFSM – 2024). Atualmente, é pós-doutoranda em projeto de pesquisa sobre modelagem e simulação do estoque de carbono em diferentes ambientes geoclimáticos do Sul do Brasil (PPGCS/UFSM). Também trabalha com temas ligados às mulheres na ciência, equidade de gênero, diversidade e inclusão no ambiente acadêmico e científico.