Eurípedes Malavolta
Euripedes Malavolta concluiu a graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, USP em 1949 onde também fez a Livre Docência (1951) e obteve a Cátedra de Química Orgânica e Química Biológica em 1958. Foi pesquisador associado na Universidade da Califórnia, Berkeley com bolsa da Fundação Rockefeller (1952-53). Na Kearney Foundation of Soil Science trabalhou como professor visitante do ano de 1959-60. Aposentou-se da Luiz de Queiroz em 1984 e desde então trabalhou como pesquisador permissionário no Centro de Energia Nuclear na Agricultura até 2008, quando faleceu. Ele tornou-se sócio honorário da SBCS durante o XXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, realizado em Viçosa, em 1995.
O professor Eurípedes Malavolta sempre atuou em docência e pesquisas nas áreas de nutrição mineral de plantas, fertilidade do solo, adubação e aspectos ambientais do uso de fertilizantes e corretivos.
Em sua carreira acadêmica publicou 45 livros e 70 capítulos de livros, além de 850 artigos em periódicos especializados no Brasil e no exterior. Participou de diversos eventos no exterior e no Brasil. Orientou 40 dissertações de mestrado e 64 de doutorado na área de Agronomia. Recebeu 11 prêmios e/ou homenagens.